![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH15z1SMPNdELN48LBVR3d4-UH2pEFfmCkmpiVzcUmiupkC10YTKJq-w0JoW_dz0tcgXRIz-bRzwBmjEVGywKM9x-vN9NTDwjGGWvczazpVZO9QFrfVmDcjlgf-y_VoEqb1jjfeWMAagM/s200/73_0023_19A_POST+%25281%2529.jpg)
Agosto e considerado o mês dourado, mês de incentivo ao Aleitamento Materno e, todo ano, de 1 a 7 desse mês comemoramos a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Durante essa semana acontece em diversas cidades do Brasil e do mundo A Hora do Mamaço e BH não poderia ficar de fora. Então anotem na agenda, dia 07/08, na praça de serviços da UFMG!
Esse ano, o tema da SMAM traz como tema: "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação" e vem nos mostrar que, para além das informações de qualidade e evidências científicas, a amamentação também precisa de uma equipe forte e empoderada, que vai desde o companheiro (a), passando pela família, comunidade, profissionais de saúde, todos trabalhando e se fortalecendo para o estabelecimento e funcionamento do processo.
Dessa forma trazemos a discussão para a igualdade de gênero uma vez que, para que esse apoio acontece de forma mais integral, é preciso que se estabeleça medidas que garantam a tranquilidade da mãe durante os cuidados do bebê, mas também a presença do companheiro ao lado dessa mulher durante esse período. Chegamos, então, a um ponto de extrema importância e super atual, onde há tempos já se vem lutando, usando como exemplo outros países onde já existe esse apoio: uma licença maternidade/paternidade remuneradas, justas, que permitam o aleitamento exclusivo nos 6 primeiros meses e a presença o companheiro apoiando, ao lado dessa mãe, além de maior apoio e empatia por parte dos locais de trabalho.
![]() |
legenda |
Luciana Morais
Enfermeira especialista em Saúde Materno Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário