Joana recém completou 1 ano e 8 meses (20 meses) e já começamos a ouvir comentários como "já está desfraldando?" "Não vai desfraldar não" "já passou da hora de tirar a fralda dessa menina" "Mas você em comprou penico ainda" e por ai vai.... Vejam bem... ela nem completou 2 anos ainda! E ai, o que vocês pensam sobre essas cobranças? Quando acham que é hora de iniciar o desfralde?
Não será a primeira nem a última vez que falarei sobre como a sociedade vem cada vez mais cobrando dos bebês que amadureçam mais e mais cedo, exigindo que sejam independentes no momento em que precisam ser dependentes. E o desfralde é mais um momento que vem sofrendo essa pressão, o que deixa pais cada vez mais inseguros, bebês guiados de forma não tão legal...
Um desfralde mal conduzido pode levar a consequências que vão acompanhar essa criança ao longo da vida, da infância a adolescência e, se não tratadas, até a vida adulta. Exemplos de problemas gerados por um desfralde forçado são: infecções urinárias frequentes, intestino preso (por segurar a urina e as fezes por muito tempo para não ir ao banheiro ou não fazer nas calças), enurese e/ou encoprese (urinar e evacuar de forma involuntária)...
Para um desfralde tranquilo é preciso que estejamos atentos aos sinais que os pequenos nos dão que estão prontos para esse momento. Aqui em casa acreditamos e buscamos, sempre, respeitar o momento de cada criança em seu desenvolvimento, para que cada marco seja alcançado de forma mais natural, respeitosa e saudável possível. No desfralde não seria diferente. Cada criança, em seu tempo, não podemos comparar nem mesmo irmãos! E quais sinais devemos estar atentos que este momento está chegando? gosto muito da linha de pensamento que diz sobre as seguintes três fases que toda crianças vão passar:
- Fiz xixi/cocô
- Tô fazendo xixi/cocô
- Quero fazer xixi/cocô
A partir do momento que a criança começa a conseguir identificar a vontade de urinar/defecar, é sinal que o desfralde provavelmente será sucesso! Confiemos em nossos pequenos! E não se esqueçam: escapes aconteceram, fato! Não significa erro, não é vergonha, não é motivo para briga!
Então bora por fim no desfralde forçado e sim ao desfralde respeitoso, no tempo de cada bebe? seja aos 18, aos 24 ou aos 30 meses, cada criança tem seu tempo que merece ser respeitado, não nos deixemos levar por pressão de desconhecidos, família ou mesmo escolinhas (que são mestre em 'desfralde coletivo' forçado). Se você percebe que seu bebe não está realmente preparado, respeite, converse na escola, não o exponha.
💜💜💜💜