Garantir uma boa noite de sono, segura, é uma preocupação de todo pai e mãe. Quem nunca acordou de madrugada pra ver se o bebê estava respirando? Ainda hoje eu coloco a mão sobre a barriguinha da Jojo no meio da noite pra ter certeza que está tudo bem, e ela recém completou seu primeiro aninho de vida! Aqui somos adeptos à cama compartilhada, cosleeper (da Jojo é o berço sem uma lateral de grades), sempre atentos à segurança seja no berço, seja na nossa cama.
São simples os cuidados para que se tenha segurança no sono de bebês, diminuindo, assim, os riscos de sufocamento ou morte súbita. Não é preciso nada de caro ou dificil de encontrar. Nesse caso vale a máxima: menos é mais!
Então vamos lá:
-Protetores de berço: eles devem ser abolidos do enxoval. Não, nem aqueles mais fininhos são seguros. Os protetores de berço apresentam risco de sufocamento, pois se o bebe se movimenta e fica com o rostinho virado pra eles não tem capacidade para sair daquela posição, podendo sufocar. São também uma fonte infinita de ácaros e poeira, o que leva a quadros alérgicos. Se o protetor tiver detalhes que podem se soltar, botoes, olhinhos, o pequeno pode vir a engolir essas pecas. ou mesmo se machucar. E ainda, em caso de crianças maoirzinhas, que já ficam em pé, podem tentar escalar os protetores, levando ao risco de queda. Então, por mais fofos e lindos que forem, nada de protetores! e isso vale também para bichinhos de pelúcia, almofadas, etc. Ah! mas e se o bebe rolar e bater a cabeça, ou bracinhos ou perninhas? Dificilmente o bebe vai bater com força suficiente pra se machucar. então dá pra ficar tranquilos.
-Cobertas, cobertores, lençóis, travesseiros, colchão: o colchão deve ser do tamanho exato do berço, firme, com o lençol grande suficiente para cobri-lo todo (de preferencia aos de elásticos, que prendem melhor), sem pedaços frouxos e sem ficar esticado demais, fazendo com que possa se soltar com movimentos. Cobertas e cobertores devem ser evitados mas, se achar necessário, nunca ultrapassem a altura do peito dos bebes, e prenda-os às laterais do berço para evitar que embolem ao longo da noite e cubram o rostinho. O ideal e que usemos roupas mais quentinhas (em épocas mais frescas) e sacos de dormir. Assim eles estarão protegidos toda a noite sem perigo. travesseiros não são necessários. Mas se for usar, prefira aqueles mais fininhos.
-Posição: a posição mais segura para dormir é de barriga pra cima. Por mais que não pareça, essa posição tem menor risco de engasgo, de sufocamento e morte súbita. Quando de barriga pra baixo ou de lado, restringimos o espaço de respiração deles, ou seja, o ar não se espalha com tanta facilidade, fazendo com que eles respirem, de volta, o ar que expiraram, diminuindo a oferta de oxigênio.
cuidado também para não deixarem brinquedos, baba eletrônica (principalmente se tem fios), nada que possa oferecer risco de machucarem os pequenos. Quanto mais limpo e vazio o berço, mais seguro. cuidado também com móbiles, principalmente se o bebe já se levanta, senta e é capaz de alcança-los. Aqui em casa a Jojo puxou e conseguiu quebrar o dela!!
Esses cuidados são baseados nas orientações da Sociedade Americana e da Sociedade Brasileira de pediatria, visando diminuir riscos durante o sono dos bebes. São cuidados simples, que podem fazer toda a diferença.
E se você é adepta da cama compartilhada, não deixe de seguir as regras de segurança, que também existem pra essa situação! Cabelos presos, bebe nunca entre os pais, sempre entre a mãe e a parede (mãs acordam com mais facilidade aos movimentos do bebe), não praticar se for fumante, consumir bebidas alcóolicas ou remédios que interfiram no sono e cuidado com as cobertas também...
E bons sonhos a todos =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário