A Hora Dourada diz respeito ao período imediatamente após o nascimento, que hoje é reconhecida como de grande importância para um bom estabelecimento do aleitamento materno, da vinculação mãe-bebê, e da adaptação do recém-nascido ao meio extra-uterino.
Durante a primeira hora após o parto, os bebês se encontram ativos e alertas, devendo ser colocados imediatamente em contato pele-a-pele com a mãe (bebês nascidos sem intercorrência e necessidade de atendimentos especializados) onde estarão aptos a darem seus primeiros passos em direção ao aleitamento materno. Nesse momento é interessante que o bebê seja deixado livre sobre o peito da mãe para que possa, sozinho, dar inicio ao processo de busca pelo peito, pega e sucção. Esse processo é facilitado pela cor da aréola, formato, cheiro, sons da mãe e ajuda a reduzir problemas de amamentação no primeiro mês, pois o contexto pós parto facilita o aprendizado da pega e sucção corretas (que pode ser a diferença em mulheres com mamilos planos ou invertidos).
A amamentação na primeira hora, também, favorece a fase III da lactação, ajudando na descida do leite maduro (apojadura), ajudando na manutenção do aleitamento nos primeiros dias de vida do bebê. Um bom começo favorece uma amamentação mais segura e tranquila, e ajuda na redução de desmame precoce. O colostro ("primeiro" leite, que é produzido até que haja a apojadura) é considerado a primeira vacina, dessa forma quanto antes o contato com essas primeiras gotinhas, mais rápidos os benefícios que ele oferece, como o inicio da colonização da flora intestinal.
O contato pele a pele imediato após o parto favorece a criação e fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê, permite o "imprinting", momento onde há a primeira troca de olhares entre a dupla passando segurança ao bebê e confiança à mãe. Momento onde se conhecem e reconhecem.
A adaptação do bebe ao mundo fora da barriga da mãe torna-se mais tranquila, uma vez que é possível um corte de cordão tardio, levando a uma transição suave, e o bebê encontra-se em um ambiente onde reconhece cheiros, sons e carinho. Ajuda na manutenção da temperatura corporal, pois o corpo da mãe o aquece. A pele do recém nascido é colonizada com as bactérias da flora materna, ao invés de bactérias comuns do hospital, bactérias essas que serão de seu convívio. Diminui o risco de infecções e complicações no pós parto. Favorece eliminação de mecônio (primeiro cocô do bebê).
Para a mãe, além de ajudar na produção láctea, auxilia a involução uterina, reduzindo o risco de hemorragias pós parto.
Contato pele a pele imediato |
Amamentação na primeira hora e participação do pai |
Golden Hour |
Converse com o profissional que acompanha seu pré natal, e não esqueça de colocar no plano de parto sobre a importância do contato pele a pele e o bebê vir para o seu colo após o nascimento. É direito de vocês. Bebês que nascem tranquilos podem receber as primeiras avaliações e cuidados no colo da mãe, qualquer outro procedimento de rotina pode esperar.
Luciana Morais
Enfermeira especialista em Saúde Materno Infantil e Aleitamento Materno
Nenhum comentário:
Postar um comentário