quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Consulta Puerperal de Enfermagem


A chegada de um bebê representa uma grande mudança em todos os aspectos da vida de uma mulher – físico, emocional, social, mental. Nesse contexto o profissional enfermeiro entra, visando um atendimento integral e humanizado à mulher e ao recém-nascido, como parte de uma equipe transdisciplinar de atendimento ao puerpério.

Durante a consulta o profissional enfermeir@ encontra-se num local de escuta e acolhimento, possibilitando a formação de um vínculo com aquela mulher, fundamental para o cuidado e a prevenção de intercorrências ligadas ao aleitamento, pós-parto ou pós cirúrgico, cuidados com o bebê ou mesmo relacionadas ao próprio puerpério.

Os cuidados referentes à consulta de enfermagem incluem: avaliação da saúde da mulher e sua recuperação, involução uterina, avaliação de períneo (laceração ou episiotomia) ou cicatriz cirúrgica escuta da sua experiência de parto e maternagem até ali, trabalhando no empoderamento e autonomia dessa mulher para os cuidados. Essa avaliação permite, também, estar atento a sinais de risco para saúde mental e necessidades de intervenções em momento oportuno. Manejo do aleitamento materno, assim como reforço de sua importância para saúda do bebê e da mulher e orientações pertinentes.

Quanto ao bebê é avaliado seu bem-estar geral, eficácia da amamentação, possíveis fatores de risco (desidratação, eliminações fisiológicas, febre, reflexos, estado comportamental etc.), avaliação de icterícia, orientação quanto a cuidados gerais e higiene, além de orientações sobre as dúvidas da família acerca desses cuidados.

A consulta puerperal, para além da parte prática, caracteriza-se pela participação ativa de ambas as partes – puérpera e enfermeir@, com troca de experiências, e foco na educação  em saúde, prevenção de intercorrências e/ou intervenção precoce quando necessário, com encaminhamentos necessários em momento oportuno, além da formação de um vínculo entre o profissional e a família.

O cuidado da Enfermagem Materno Infantil visa a promoção de cuidados de qualidade às mães e bebês num momento que é muito esperado, mas ao mesmo tempo de extrema delicadeza na vida das famílias. Para isso baseia-se em evidências científicas atuais e de qualidade e recursos terapêuticos apropriados para oferecer uma assistência segura e adequada.  


 Luciana Morais

Enfermeira Materno Infantil

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Outubro Rosa e Azul

 


o mês de outubro celebramos o mês da conscientização pela perda gestacional e infantil. A campanha tem como principal objetivo trazer um olhar mais sensível para o tema, abrindo espaço para que famílias que passam por essas perdas possam se abrir, vivenciar e expressar seu luto sem medo de julgamentos. É preciso que a sociedade, como um todo, inclusive profissionais de saúde que irão receber essas famílias, estejam preparados para acolher todo o sentimento envolvido, para que o amor possa existir sempre, além da dor. E lembrando, também, que a intensidade do sentimento por um filho não é medida pelo tempo que ele esteve presente, e sim pela intensidade do sentimento que foi gerado, pelos planos e sonhos que foram construídos.
🕯️O dia 15 de outubro e o dia escolhido como o marco para a reflexão, sendo nesse dia que acontece a "Onda de Luz", movimento onde famílias de Anjos acendem velas em homenagem a seus pequenos que partiram cedo.🕯️

                                       Correção: "Netflix"



Luciana Morais
Enfermeira especialista em Saúde Materno Infantil e Amamentação